quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aí está o novo Benfica

Jesus aponta para a nova época (foto ASF)
Jogadores iniciam hoje exames físicos. Jesus começa 2011/12 a tentar igualar registo de Eriksson. Muitas mudanças de jogadores e até na estrutura do futebol profissional.

Eis o novo Benfica, 38 dias depois da despedida da época 2010/11, num jogo sem história frente ao UD Leiria, no Estádio da Luz. A versão 2011/12 tem hoje início, logo pela manhã, com os primeiros exames físicos e médicos, no eixo Seixal-Luz, numa rotina que irá durar dois dias.

São esperados no dia de hoje 25 jogadores, cinco dos quais estreantes: Artur Moraes, Nuno Coelho, Matic, Bruno César e André Almeida. As baixas ainda serão significativas: jogadores no activo pelas selecções e outros porque terminaram a época mais tarde por terem representado os conjuntos nacionais dos respectivos países. Fábio Coentrão é um deles, estando o regresso do internacional português agendado apenas para segunda-feira, ainda que apenas na teoria: o Real Madrid será o seu destino.

A saída do esquerdino de 23 anos vai marcar uma das grandes diferenças de uma época para a outra mas a espinha dorsal não deverá sofrer grandes alterações: Luisão, Maxi Pereira, Javi García, Aimar, Saviola, Gaitán e Cardozo mantêm-se, para já.

O que ainda falta vir e fazer

São muitos os jogadores com ligação ao clube: 62, entre emprestados (ontem ficou a saber-se que Felipe Menezes vai para o Botafogo e Yartey para o Servette, ambos por cedência temporária), contratações visando o futuro [ver peça à parte] e caras novas para trazer qualidade acrescida - Artur Moraes, Matic, Enzo Pérez, Bruno César e Nolito são as grandes apostas da SAD, por enquanto.

É muita gente e por isso a época arranca ainda com muitos processos para definir. Desde ao substituto de Coentrão (Drenthe é o mais provável), à contratação de mais um central e de Danilo (Santos). Isto se não surgir mais uma operação de última hora, na eventualidade de alguém sair...

A entrada de Carraça

... mas para isso haverá uma estrutura que Luís Filipe Vieira entendeu reforçar nos últimos dias, com a entrada de António Carraça, ex-gestor para o futebol de formação do clube, entre 2004 e 2008, que irá exercer funções anteriormente desempenhadas por Rui Costa (homem do terreno, elo de ligação entre a SAD e a equipa técnica): o ex-jogador passou a estar menos exposto e mais próximo de Luís Filipe Vieira.

A equipa técnica, entretanto, será retocada. Luís Matos terminou contrato, não era opção para Jesus para treinador de guarda-redes e está aberta uma vaga.

Sem comentários:

Enviar um comentário