Mensagens populares

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Equipa B da Udinese subiu à I Liga Espanholaw

Quando há dois anos atrás, o Granada jogava na II Divisão B e lutava com todas as suas forças para debelar as dívidas e evitar a extinção, ninguém acreditava que o clube regressasse em apenas duas épocas à primeira divisão, após 35 anos de ausência. Na base deste milagre está uma aposta do empresário italiano Gino Pozzo - filho do dono da Udinese Giampaolo Pozzo - que, em conjunto com o seu sócio Quique Pina, viu uma boa oportunidade de negócio e estabeleceu uma parceria com o Granada em 2009, transformando-o numa espécie de filial do emblema transalpino em território espanhol. Foi por isso sem surpresa que no segundo jogo do play-off frente ao Elche, que empatou 1/1, o clube andaluz tenha alinhado com seis dos... 12 jogadores emprestados pela Udinese no seu onze inicial.
Sob o lema "comprar barato, valorizar e vender caro", que tão bom resultado tem dado no emblema de Udine, Gino Pozzo montou em Granada uma equipa bastante competitiva e tem agora uma montra privilegiada em plena liga espanhola para dar a conhecer talentos vindos de todo o mundo. Jogadores ligados à Udinese como Jonathan Mensah, Orellana, Nyom, Siqueira, Muriel, Diego Mainz, Dani Benítez, Rúben Pérez, Kitoko, Carlos Calvo, Alex Geijo e Ighalo - autor do golo decisivo no play-off frente ao Elche - juntaram-se a alguns homens da casa e formaram uma equipa que promoveu a reconciliação entre clube e adeptos, que estava seriamente afectada desde os graves problemas financeiros que assolaram o clube.
Com a subida do Granada, a região da Andaluzia passa a contar com quatro equipas a actuar na primeira divisão (Granada, Sevilha, Bétis e Málaga), transformando-se numa das principais potências regionais do futebol espanhol.


Do Mundial'2010 para a II Divisão

Dos 12 jogadores emprestados pela Udinese ao Granada, o destaque tem de ir para Jonathan Mensah e Orellana. A dupla participou no Mundial da África do Sul, por Gana e Chile respectivamente, e não se importou de trocar o ambicioso projecto do clube de Udine para somarem mais minutos na segunda divisão espanhola. Para além de Mensah e Orellana, Ighalo (Nigéria) e Muriel (Colômbia) também são internacionais pelos seus países, mas no escalão sub-20. Porém, a nível de jogadores emprestados, o mais idolatrado pelos adeptos acabou por ser Dani Benítez, que é grande candidato a jogador do ano na II Divisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário